sábado, 12 de novembro de 2011

Novos pedintes

Obtidas as cópias que fora tirar na Copipress do Via Catarina, saí do edificio descendo aquele pedacinho da rua Fernandes Tomaz até ao Bolhão, onde se situam as paragens de todos os autocarros que se dirigem para Nascente, tais como: Baguim; Ermesinde; Valongo; Gondomar e S. Pedro da Cova.
Estavam vários, parados, a cumprir horários, mas eu decidindo pelo 94, entrei na respectiva fila, onde já estavam cerca de vinte pessoas.
Já na fila, situada imediatamente antes de mim, uma mulher despertou a minha atenção: Vestia normalmente, teria cerca de sessenta anos e, com a boca toda, roía um papo-seco.

Na empedrada calçada, mesmo ao lado da fila, um rapazote de aspecto saudável e de cerca 20 anos. fazia-se acompanhar de um cão que aos meus olhos, era cruzado de Setter.
O rapaz pedia esmola.
Mas não estendia a mão; uma latita pendurada no pescoço do cachorro, era o receptáculo das moedas que lhe quisessem dar.
Reparei nessa altura que o cachorro parecia não estar habituado a cumprir as ordens deste dono, pois não as atendia com a devida ligeireza. Quando o rapazote lhe ordenava "senta" o bicho era muito lento a obedecer o que permitia crer que a ligação domador/cachorro era muito recente.
Tal domador, aliciava o animal atirando-lhe pedacinhos de pão, que o cachorro deveria abocanhar antes que caissem ao chão, o que não acontecia com frequência, o que tornava evidente que o bicho estava ali a fazer um frete, o que me deu o direito de pensar que o rapaz não era dono do bicho há muito tempo.

Então eu, pensando alto e olhando para a mulher situada na fila à minha frente, desabafei:
Vivem-se hoje tempos estranhos...veja-se o processo que este rapaz arranjou para obter uns cobres!...

A velha, olhou para mim de viés, torceu ligeiramente a cabeça na minha direcção e, sem nada dizer, deu mais uma dentada no papo-seco...

O raçado canideo, com a lata já a chocalhar de moedas, continuava a ter de apanhar do empedrado chão, os pedacitos de pão que não conseguira abocanhar no ar....

Sem comentários: