segunda-feira, 17 de março de 2008

O buquê

Naquele tempo, muito antes de ser o Inspector Principal da C.P. Minho e Douro, o Senhor Inspector esteve estacionado na Régua uma boa meia dúzia de anos, onde criou perenes amizades.
Um dia, a casa Ferreirinha, creio que numa qualquer comemoração, ofereceu um beberete às pessoas gradas da terra.
Foi muito prestigioso para o senhor Inspector Principal o convite que recebeu, já que ele deixara a Régua ia para dez anos.
Nessa ocasião, quem chefiava aqueles serviços na Régua era um cunhado do senhor Inspector, também convidado, e que tinha a sua residência permanente em Campanhã.
Foi bom. Fariam companhia um ao outro. Iriam e regressariam juntos.
No beberete, como era esperado, estavam presentes os mais prestigiados convidados.
Houve discursos.
Iria seguir-se a prova. Alguém pediu silêncio.
Um gourmet, devadamente paramentado, anunciou: Excelências; Vai ser servido o mais nobre vinho das nossas caves...um vintage de 1758, que mereceu as melhores referências no catálogo da Christie`s em 1765!...
Seguiu-se um outro de 1820... a seguir outro vintage de 1851...um nunca acabar de preciosidades, sempre acompanhadas de saborosos aperitivos.
Numa salinha, ao lado daquela onde decorria o beberete, havia mesmo uns pratinhos com algo mais substancial...espetadinhas de presunto, croquetes, bolinhos de bacalhau...e até umas tirinhas de broa de Avintes, entre outros mimos.
As provas sucediam-se com tal frequência que quem não tivesse "lastro"suficiente, corria o risco de ter de sair dali "amparado".
Era o que ia acontecendo ao cunhado do senhor Inspector.
Já sentados na carruagem de1ª classe que os traria de regresso a Campanhã, o cunhado, atordoado, deixou-se tombar sobre o fofo assento...por entre os seus lábios, ligeiramente abertos,
saía um fino e perfumado laivo de um buquê vintage...
Foi preciso elevar-lhe ligeiramente a cabeça...

1 comentário:

MacSapo disse...

Ora que rico banquete, só pingas com pedigree...

Suponho que história se tenha passado com o bisavô, certo ?

Beijos do Pedro